quarta-feira, 6 de maio de 2009

Distribuição de Frequência usando o Excel

Autores: Luciano, Cristiano, Edney, Renne, Jairo

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA USANDO EXCEL


Conceito


A distribuição de frenquência é o número de repetições de um determinado valor de uma variável. Sendo uma função formada pelos valores da variável e suas respectivas frenquências.
Usando o Excel para se trabalhar com estatística, ensina e explica as análises dos resultados através de exemplos resolvidos com os tradicionais cálculos e o Excel.
A utilização do Excel facilita, reduz os cálculos e também realiza resultados exatos.

Exemplo

O gerente do departamento de uma empresa de comércio de roupas, quer analisar o número diário de vendas realizadas nos últimos dois anos por um vendedor de sua empresa. Na tabela a seguir, foi registrada uma amostra probabilística simples de tamanho 26 e extraída das vendas realizadas pelo vendedor B nos ultimos dois anos.





Aplicação

Veja a seguir, como construir a tabela de frequência de número de vendas realizadas por dia pelo vendedor B utilizando a função FRENQUÊNCIA do Excel.

A amostra do número de vendas realizadas por dia foi registrada no intervalo B4:B29 da planilha Função Frenquência. Para a construção da tabela de frequência, serão utilizados os valores do número de vendas realizadas por dia em ordem crescente: 11,12,13,14,15,16 e 17.
Esses valores foram registrados no intervalo D4:D10. Nas descrição, foi visto que função FRENQUÊNCIA, retornará a tabela de distribuição de frequência apresentada como matriz coluna.


Para trabalhar com registros em forma de matriz, devemos proceder desta forma:
  • Posicionar o mouse na célula E4 e selecionar o intervalo E4:E11. Observe que o intervalo selecionado contém uma linha a mais do que o intervalo em que estão registrado os valores do argumento a matriz_bin, intervalo D4:D10.



  • A seguir, digite a fórmula =frequencia(B4:B29;D4:D10) sem pressionar a tecla ENTER, como mostra a figura anterior. Note que o nome da função foi inserido com letras minúsculas e sem os acentos ortográficos, pois felizmente o Excel aceitará e registrará a função com letras maiúsculas e com os acentos ortográficos.

  • Para inserir essa função como matriz, pressione simultaneamente as três teclas Ctrl + Shift + Enter. Mantendo pressionada a tecla Ctrl, pressione e mantenha pressionada a tecla Shift e por último, pressione a tecla Enter. Depois de pressionar as três teclas simultaneamente, obtemos os resultados apresentados na próxima figura, na qual as fórmulas receberam as chaves {}. Você pode usar esse procedimento se utilizar o assistente do Excel Colar Função.





Podemos notar que as fórmulas do intervalo E4:E11 são todas iguais a {=FREQUÊNCIA(B4:B29;D4:D10)}, sendo que as chaves {} indicam que as fórmulas fazem parte da mesma matriz. Por último, o valor zero na célula E11 informa que nenhum dos valores da variável deixou de ser classificado. De outra maneira, o objetivo da última célula E11 é informar quantos valores da variável não foram classificados.


Referências

Livro: Estatística usando Excel

Autor: LAPPONI, Juan Carlos

Editora: CAMPUS




Um comentário:

  1. 1. O título da postagem deve estar apenas no campo título e não no corpo da postagem.

    2. O texto apresentado por vocês parece uma cópia do livro do Juan Carlos Lapponi. A ideia não é essa!!! Vocês tem condições de fazer um texto de autoria própria, inspirado, claro, por outros autores. Que devem ser citados ao longo do texto. Você precisam se dedicar ao trabalho.

    3. Sugestão para fazer um bom trabalho:

    - Introdução (deve ser feita uma pequena apresentação do conteúdo do texto que estão elaborando e mostrar a importância do Excel para obtenção da Distribuição de Frequência)

    - Conceitos Básicos (falar de forma rápida e objetiva sobre as distribuições de frequência)

    - Exemplos (apresentar exemplos, preferencialmente, relacionados a contabilidade. Não precisa entrar em detalhes do Excel, como combinações de teclas. Outra coisa, as imagens do exemplo tem que ser legíveis, caso contrário não fazem sentido.)

    - Referências (listar as referências citadas ao longo do texto)

    4. SUGESTÃO GERAL: Leiam e releiam antes de fazer a postagem. O texto precisa ter uma continuidade. Além disso, cuidado para não copiar integralmente textos de outros, mesmo com referências. Não esquecer de referenciar ao longo do texto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.